Como criar uma chave (token) para API do ChatGPT.
Primeiramente é importante entender o motivo dessa chave existir, abaixo listo algumas funções:
- Autenticação: O token verifica a identidade de quem está fazendo a solicitação. Isso garante que apenas usuários autorizados ou aplicações possam acessar os recursos da API.
- Controle de Acesso: Além da autenticação, os tokens também podem ser usados para determinar quais recursos um usuário ou aplicação tem permissão para acessar.
- Limitação de Taxa: Tokens permitem que o provedor da API rastreie o número de solicitações feitas por um usuário ou aplicação em um determinado período, o que é útil para aplicar limites de taxa.
- Monitoramento e Análise: Usar tokens únicos permite ao provedor da API monitorar o uso, identificar padrões de comportamento, isolar problemas e até mesmo identificar necessidades de melhorias ou expansão.
- Segurança: Tokens geralmente têm uma validade que pode ser configurada, tornando-os mais seguros contra abusos.
- Simplificação da API: Usar tokens pode simplificar a forma como os usuários interagem com a API, uma vez que eles não precisam enviar informações de login toda vez que fazem uma solicitação.
Após saber sua função vamos ao passo a passo de como obter uma chave:
Passo 1: Criar uma Conta na OpenAI
Se você ainda não tem uma conta na OpenAI, você precisará criar uma. Vá até o site da OpenAI e siga as instruções para criar uma conta.
Passo 2: Verificar Sua Conta
Você normalmente precisará verificar sua conta de email. Isso é uma etapa comum para garantir que você é um usuário legítimo.
Passo 3: Aceitar os Termos de Uso
Antes de obter acesso à API, você precisará concordar com os termos de uso e outras políticas da OpenAI.
Passo 4: Acessar o Painel da API
Depois de criar e verificar sua conta, você pode acessar o painel de controle da API. Aqui é onde você vai encontrar todas as informações relacionadas à API.
Passo 5: Gerar o Token da API
No painel de controle, no canto superior direito você deve encontrar um circulo com a inicial do email cadastrado, deve clikar para abra um pequeno menu com as opções e depois clicar em “view api keys”.
Passo 6: Criando Token da API
Na pagina de gerenciamento de tokens, encontre o botão “+ create new secret key”, de um nome para o token que sirva de referencia para os projetos futuros.
Passo 7: Finalização da Criação do Token
Após dar um nome para o token e clicar em “Create secret Key” será gerado o token que pode ser copiado e utilizado livremente
Passo 8: Armazenar o Token com Segurança
Depois de gerar o token, certifique-se de armazená-lo em um local seguro. Não o compartilhe publicamente nem o envie através de meios de comunicação não seguros.
Passo 9: Utilizar o Token em Seus Projetos
Agora que você tem um token, você pode utilizá-lo em seu código para fazer solicitações à API do ChatGPT.
Sempre siga as melhores práticas ao lidar com tokens de API, incluindo mantê-los seguros e regenerá-los se você acreditar que foram comprometidos. Certifique-se também de ler a documentação da OpenAI para compreender as limitações de uso e de tarifação associadas ao seu token.
Autor: João Paulo da Cunha Matos – Bacharel em estatística pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) – Cientista de dados
LinkedIn do mestre João: https://www.linkedin.com/in/joaomatos123/
- Categoria(s): Blog ChatGPT Ciências de dados Estatística Variados
Palavras relacionadas: chatGPT, cienciadedados, estatistica, machine learning, programação