Trafegando com Dados: Uma Análise dos Acidentes Rodoviários Envolvendo Veículos Pesados no Brasil (2017 – 2023) 


O presente repositório foi desenvolvido com o objetivo de realizar uma análise abrangente dos dados de acidentes disponibilizados pelo site de dados abertos da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Este projeto visa explorar e extrair informações significativas dos conjuntos de dados fornecidos pela PRF, a fim de entender melhor os padrões, causas e características dos acidentes rodoviários registrados em todo o país. Ao longo deste projeto, serão abordados temas como a distribuição geográfica dos acidentes, fatores contribuintes, tipos de acidentes mais comuns, períodos de maior incidência, entre outros aspectos relevantes. O resultado final será um conjunto de análises e visualizações que fornecerão uma compreensão mais profunda do cenário dos acidentes rodoviários no país. Por fim, é importante ressaltar que este projeto é realizado em conformidade com os termos de uso dos dados fornecidos pela PRF, visando o respeito à privacidade e à confidencialidade das informações dos envolvidos nos acidentes. 

Durante o curso de estatística da comunidade estatística, ministrado por Thiago Marques 😃 , foram analisados alguns dados sobre acidentes ocorridos no ano de 2020. Senti interesse em explorar mais profundamente esses dados e “brincar” um pouco com eles, especialmente no contexto de veículos pesados, que fazem parte do meu dia a dia. Além disso, me inspirei um pouco em Marcos Vinícius Nespolo , que já também ja realizou uma análise bastante interessante com informações relevantes com esses dados. 

O propósito é analisar os acidentes rodoviários de 2017 a 2023 envolvendo veículos pesados, tais como “Semireboque”, “Caminhão-trator”, “Caminhão”, “Reboque” e “Chassi-plataforma”, O foco desta análise é identificar os locais com maior incidência de acidentes envolvendo esses tipos de veículos, bem como investigar as causas subjacentes a esses incidentes.  

Fonte: https://www.gov.br/prf/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/dados-abertos-da-prf 

A princípio, obtive um dataframe com 687.735 linhas e 37 colunas, descrevendo as ocorrências. Cerca de 65,52% desses acidentes tiveram a causa identificada, sendo que a maioria deles foi atribuída às três principais causas: colisão traseira, tombamento, saída do leito carroçável entre outros como mostra a imagem a baixo: 

Os acidentes envolvendo veículos pesados costumam ocorrer mais durante o dia (observação: normalmente, veículos pesados transitam mais das 05:00 às 22:00). A maioria dos acidentes ocorre em pistas simples e em condições meteorológicas boas, com o céu claro. Um ponto positivo é que a taxa de vítimas fatais é menor do que a de vítimas feridas ou sem vítimas. 

Durante 2017 a 2023 ocorreceu acidentes em 78.533 pontos no brasil, sendo distribuindo como no mapa a baixo: 

Sendo os 5 pontos com o maior número de acidentes: 

  1. BR-163, próximo a Itaituba, PA. 
  1. BR-116, próximo a Icó, CE. 
  1. BR-452, próximo a Rio Verde, GO. 
  1. BR-050, próximo a Catalão, GO. 
  1. BR-163, próximo a Cuiabá, MT 

Para realizar uma análise temporal, selecionei os 5 pontos com o maior número de ocorrências por ano, conforme mostrado nas tabelas abaixo: 

Com isso, podemos observar que os cinco principais acidentes não foram repetidos nos anos seguintes. Podemos notar uma mudança, seja por ações de fiscalização ou conscientização. A maior causa de acidentes é atribuída principalmente aos motoristas, seja por não respeitarem as regras de trânsito ou por não manterem seus veículos com a manutenção em dia. Esses dados ressaltam a importância de medidas educativas e de fiscalização para prevenir acidentes de trânsito. Ações que visem conscientizar os motoristas sobre a importância de respeitar as normas de trânsito e manter a atenção durante a condução podem contribuir significativamente para a redução do número de acidentes. A recorrência de defeitos mecânicos como causa de acidentes enfatiza a necessidade da manutenção preventiva dos veículos, assegurando que estejam em condições seguras para circular nas vias. Ao longo dos anos, identificamos algumas causas de acidentes que se repetem com frequência, como falta de atenção à condução, velocidade incompatível e defeitos mecânicos nos veículos. 

Para Finalizar  

Aqui estão três gráficos que fornecem insights sobre a incidência de acidentes: 

  1. Gráfico de linha: Mostra o número de ocorrências de acidentes ao longo dos meses e anos. 
  1. Gráfico de barra (1): Demonstrando a recorrência de acidentes por dia da semana. 
  1. Gráfico de barra (2): Exibindo a recorrência de acidentes por horário. 

Esses gráficos fornecem uma visão abrangente dos padrões de acidentes, permitindo uma melhor compreensão e análise dos dados. 

No entanto, o número de acidentes é alarmante, uma realidade bastante triste. A fiscalização e a conscientização da população desempenham papéis fundamentais na redução desses incidentes. Especificamente no setor logístico, abrangendo todo o território brasileiro, é crucial garantir que tanto os veículos quanto os motoristas cheguem ao seu destino com segurança. 

Considerações 

Bom, por enquanto é isso. Em breve, estarei de volta com atualizações. A análise foi fascinante e serviu como um material de estudo bastante interessante. Além disso, despertou minha curiosidade sobre as informações relacionadas aos restantes dos veículos. Logo, disponibilizarei o código feito em Python no meu portfólio. 

Escrito por: Marcos Henrique Ribeiro Martins, Analista de Gerenciamento de Risco Pleno, estudante de Ciências de Dados