Comunidade Experience – 2° DIA


Publicado em 23 de junho de 2022 – Samara Teixeira

Assim como no dia 13 (treze) de junho houveram lives no canal do YouTube Estatidados, no dia 14 (quatorze) também rolou. Estão rolando lives de segunda a sexta-feira para comemorar os nossos 3 anos da grande Comunidade de Estatística do Prof. Thiago Marques!

Nossa querida Comunidade completou seu terceiro ano de funcionamento e por conta disso a nossa equipe bolou esse evento incrível, o Comunidade Experience, para comemorar. O evento consiste em 3 (três) semana consecutivas de lives, contando com os nossos alunos, parceiros e colaboradores, como palestrantes!

Nesse segundo dia rolaram duas lives incríveis a primeira foi com o mestre Rhaydrick Sandokhan falando sobre o tema “Trabalhar em tecnologia fora do país”; na segunda live, contamos com a presença do mestre André Marinho e o tema abordado foi “Portfólio para profissional de dados”.

Saca só no que rolou na primeira live:

Logo no comecinho, o nosso querido mestre Thiago Marques, trouxe para gente a explicação do evento Comunidade Experience e um resumo do que havia acontecido no dia anterior e trazendo o importante informe de quão importante é a participação das mulheres no mundo dos dados e como é baixa a presença das mulheres nesse núcleo; o mestre, também, acrescentou alguns dos patrocinados pela Comunidade de Estatística.

Após esse momento, foi hora do mestre Rhaydrick se apresentar, esse que foi dono de um podcast chamado “Almanaque do Sandokhan” e possui formação em Data Quality Analyst e Bacharel em Gestão da Informação pela UFG. Agora – e desde 2018 – vem atuando em Portugal mas iniciou sua trilha no Brasil No momento ele está atuando no Time de Data Quality na Farfetc. Além disso é aluno do professor Thiago Marques, membro da comunidade EstaTiDados, e host do Data Tribal Call (Farfetch).

Em seguida, o mestre apresentou o caminho que escolheu para apresentar essa live. De forma muito descontraída, o mestre Sandokhan apresenta sua linha da vida até aqui e brinca ao citar que até 2007, seus planos eram seguir o caminho da musica; e 2008 cruzou seu caminho com Ciência da Computação e teve sua certeza em Engenharia da Computação; em 2009 se encontrou na Matemática e em 2017 viveu um ano sabático em Portugal.

Ao continuar, ele explica sobre a FARFETCH e sobre suas ocupações, o Data Validation e o Data Visualization. Além disso, o mestre traz a celebre frase “O importante é o que importa!” e com isso diz um pouco sobre o mercado externo e sobre sua visão sobre o preparo; nesse ponto ele traz a ideia de como o preparo curricular sem uma autonomia na ação é prejudicial. Depois desse momento, o mestre traz os passos para “sucesso” no exterior e diz suas principais dicas e experiências, nelas ele diz que as fundamentais sai: 1) ter um passaporte, 2) pesquisar e estar preparado, e 3) se aplicar as vagas. Além disso, ele diz a importância massiva da comunicação em inglês, por esta ser uma linguagem universal.

Já na metade da live, o mestre Rhaydrick da seu conselho sobre por onde começar, onde procurar vagas de emprego e, principalmente, sobre não ter medo de começar! No quesito das vagas, o mestre diz sobre focar nas suas facilidades e qualidades no momento de procurar as vagas que mais se encaixam com o seu currículo. Outra dica super importante que ele traz é sobre “dar as caras” e dividir o que se sabe, pois assim você ajuda o outro e amplia o seu próprio conhecimento. Mais uma dica é sempre saber o básico de tudo que puder, mesmo que não desenvolva experiência massiva por esse caminho.

Entrando nos últimos 20 (vinte) minutos da live, é focado em trazer um grande resumão sobre o que havia rolado até o momento, bem como uma última dica: definir suas prioridades e respeitá-las! Para finalizar, o mestre Thiago Marques da uma dica para o mestre Rhaydrick compartilhar o assunto dessa live em suas redes sociais pois ajudariam muitas pessoas. Como um brinde, o mestre Marcos dos Santos – da live do dia anterior – fez um convite para o mestre Sandokhan palestrar na CPO (falamos mais sobre a CPO em um artigo anterior). Como comentários finais, nosso mestre palestrante falou um pouco mais sobre a sua experiência no exterior e em comum acordo com o mestre Thiago, falou sobre a importância do networking.

Na segunda live do dia, rolou a live do mestre André Marinho, falando sobre “Portfólio para profissional de dados”, conversando, quase que propositalmente, com a nossa live anterior. Logo no começo da live, o assunto que foi abordado foi a explicação do que é o evento Comunidade Experience e sobre um pouco do que já havia acontecido até o momento. Após isso foi apresentado o mestre André e seu extenso – e impressionante – currículo: formado em Sistemas de Informação pela PUC-MG e profissional da área de dados há 2 anos. Atualmente, Analista de Dados Pleno, busca o aprimoramento dos conhecimentos em Estatística, Machine Learning, Negócios e Comunicação com o objetivo de entender melhor como os dados se comportam e extrair informações valiosas deles, podendo auxiliar a tomada de decisão através de boas estórias e análises.

Além disso o mestre André traz uma breve explicação sobre o que vai rolar na live e sobre mais alguns pontos do seu currículo, como por exemplo: seu ano de ingresso na faculdade e em seu primeiro estagio (respectivamente 2018 e 2019); seu momento de encontro com outros feras no mundo de dados e o descobrimento da Comunidade de Estatística. Ainda diz que em 2020 foi o seu momento de migração total para a Ciência de Dados, início de carreira em grandes empresas e desenvolvimento de sua marca e portfólio.

Nesse segundo momento da live, o assunto abordado é sobre o que é um portfólio; a explicação do mestre Marinho é que esse é o meio de exposição de todos os trabalhos de um profissional, sendo a porta de entrada deste para uma empresa, além de ser um possibilitador de novas experiências e um “plus” para o profissional, por chamar atenção. O mestre indica plataformas para a criação dos portfólios, as diferenças de cada uma delas e as suas funções específicas, usando como exemplificação as plataformas ReadMe (e trazem o trabalho de criação de portifólio do mestre Estefáno Canevalli para fortalecer a explicação) e BitHub, entre outras, além de um passo-a-passo de como adicionar seu portfólio no seu LinkedIn.

Ao responder um pergunta sobre o tamanho ideal do projeto à ser incluído no portfólio, nosso palestrante diz que o ideal é subdividir em subprojetos e projetos pequenos e deixar tudo de maneira clara e organizada, independente do tamanho; além de que o ideal para os iniciantes é começar com os projetos simples, pois somente isso já basta. Outra dica dada é a divisão entre resultados e dados, já que dessa forma o caminho para o leitor fica facilitado.

Beirando a metade da live, o assunto abordado é saber como organizar o portfólio. A primeira dica é saber como apresentar, como organizar a apresentação; nesse momento é apontado o momento correto de se criar um site e ele aponta que isso não é preocupação de quem está no começo do caminho. A próxima dica é apontar suas antigas experiências, bem como seus meios de contato. Condensando esse momento, o mestre André diz que a identidade visual é super importante.

“Onde encontrar bases de dados?” é o próximo tema e aqui são abordadas mais plataformas para criar o seu portfólio, nessas constam o material que é preciso para seus produtos; o mestre Thiago cita uma live do mestre Ricardo, CEO do A Base dos Dados, onde é abordado uma base de dados do governo brasileiro, em nível federal. A próxima abordagem são quais os projetos são “um bom pontapé”, como o mestre André cita, para o seu portfólio, e esse é mais um momento repleto de exemplos, tanto do mestre André quanto do mestre Thiago.

Em um momento, respondendo uma pergunta sobre usabilidade do Kaggle, o mestre André diz que o melhor para os iniciantes, é configurar o Kaggle no nível de habilidade 8. Após isso, o tema é a estruturação do portfólio e para esse momento o método “Steve Jobs” e sua aplicação, usando diversos temas como exemplo, são usados; a Metodologia Científica e seus conceitos, também é um método usado.

Como um “plus”, já no final da live, há uma explicação sobre como organizar seus artigos informais, aqui é o momento do “design de 5 partes”, do Robert McKee, ser usado; esse método se assemelha a jornada do herói.

Esse foi o nosso segundo dia de live do nosso evento Comunidade Experience, comemoração dos três anos da Comunidade de Estatística. Estão rolando diversas lives no nosso canal do YouTube e no final do evento, vão rolar prêmios sorteados para quem foi mais assíduo assistindo!