Marketing Analytics


Definição de Marketing. Mercado, Demanda e Valor. Administração de

Marketing e os 4P ́s do Mix de Marketing: Produto, Preço, Praça e Promoção. A Matriz

BCG como análise das Unidades Estratégicas de Negócio. Análise da participação de

mercado e da taxa de crescimento do mercado. Tomada de decisão. Componente prático

da Matriz BCG. Definição de Marketing Analytics: definição e evolução. Medidas

descritivas básicas de Marketing Analytics. Discussão de projeto prático de Marketing

Analytics.

Conteúdos

Aula 01 – Marketing: Definição e perspectiva estratégica

Definição de Marketing

Natureza da disciplina e do processo

Noções básicas de mercados

Ofertas e proposições de valor

Necessidades humanas e desejos

Definição de mercado e demanda

A importância dos conceitos de valor e satisfação em marketing

O marketing integrado ou o marketing mix: Produto, Preço, Praça e Promoção

Noções de Posicionamento e Mercado-Alvo

Visão geral do processo de planejamento de estratégias de marketing

Aula 02 – Administração do Esforço de Marketing

Planejamento de Marketing e Estratégias de Marketing

Modelo de Tomada de Decisões Estratégicas

Análise SWOT e níveis de Planejamento Estratégico

Missão Organizacional, Visão e Planejamento de Marketing

Unidades Estratégicas de Negócio

Matriz BCG: taxa de crescimento de mercado e participação de mercado

Aula 03 – Atividade prática analítica de construção da Matriz BCG: análise da

participação de mercado e da taxa de crescimento do marketing

Componente prático, data oriented, de construção de Matriz BCG

Aula 04 – Introdução ao Marketing Analytics

Definição do Marketing Analytics

Contextualização do Marketing Analytics

Evolução do Marketing Analytics

Habilidades necessárias para atuar com Marketing Analytics

Framework básicos para quem busca entender Marketing Analytics

Estrutura empírica do Marketing Analytics

Implicações do uso de base de dados para tomada de decisão em marketing

Aula 05 – Discussão de Pesquisa e Projeto Prático de Marketing Analytics

Componente prático, data oriented, de Marketing Analytics

Você vai aprender:

Carga horária: 10 Horas

Prof. Dr. Marcos Severo:

Marcos Severo é Pós-Doutorando na USP e Doutor em Administração pela UnB. É Professor e Pesquisador na Universidade Federal de Goiás e Professor Visitante no Indian Institute of Technology Gandhinagar (IITGN), na área de Marketing de Analytics. Coordena o Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Marketing Analytics e Machine Learning, certificado pelo CNPq desde 2016, onde orienta estudantes de graduação, mestrado e doutorado.