Marketing Analytics
Definição de Marketing. Mercado, Demanda e Valor. Administração de
Marketing e os 4P ́s do Mix de Marketing: Produto, Preço, Praça e Promoção. A Matriz
BCG como análise das Unidades Estratégicas de Negócio. Análise da participação de
mercado e da taxa de crescimento do mercado. Tomada de decisão. Componente prático
da Matriz BCG. Definição de Marketing Analytics: definição e evolução. Medidas
descritivas básicas de Marketing Analytics. Discussão de projeto prático de Marketing
Analytics.
Conteúdos
Aula 01 – Marketing: Definição e perspectiva estratégica
Definição de Marketing
Natureza da disciplina e do processo
Noções básicas de mercados
Ofertas e proposições de valor
Necessidades humanas e desejos
Definição de mercado e demanda
A importância dos conceitos de valor e satisfação em marketing
O marketing integrado ou o marketing mix: Produto, Preço, Praça e Promoção
Noções de Posicionamento e Mercado-Alvo
Visão geral do processo de planejamento de estratégias de marketing
Aula 02 – Administração do Esforço de Marketing
Planejamento de Marketing e Estratégias de Marketing
Modelo de Tomada de Decisões Estratégicas
Análise SWOT e níveis de Planejamento Estratégico
Missão Organizacional, Visão e Planejamento de Marketing
Unidades Estratégicas de Negócio
Matriz BCG: taxa de crescimento de mercado e participação de mercado
Aula 03 – Atividade prática analítica de construção da Matriz BCG: análise da
participação de mercado e da taxa de crescimento do marketing
Componente prático, data oriented, de construção de Matriz BCG
Aula 04 – Introdução ao Marketing Analytics
Definição do Marketing Analytics
Contextualização do Marketing Analytics
Evolução do Marketing Analytics
Habilidades necessárias para atuar com Marketing Analytics
Framework básicos para quem busca entender Marketing Analytics
Estrutura empírica do Marketing Analytics
Implicações do uso de base de dados para tomada de decisão em marketing
Aula 05 – Discussão de Pesquisa e Projeto Prático de Marketing Analytics
Componente prático, data oriented, de Marketing Analytics
Você vai aprender:
- Materiais e Leituras
- Aula 01 – Marketing: Definição e perspectiva estratégica – 14:49
- Aula 02 – 14:59
- Aula 03 – 15:03
- Aula 04 – 15:28
- Aula 05 – 06:47
- Aula 06 – 14:58
- Aula 07 – 06:04
- Aula 08 – 15:04
- Aula 09 – 14:57
- Aula 10 – 06:43
- Aula 11 – Administração do Esforço de Marketing – 14:48
- Aula 12 – 07:04
- Aula 13 – 11:51
- Aula 14 – 07:13
- Aula 15 – 12:00
- Aula 16 – 15:02
- Aula 17 – 14:09
- Aula 18 – 08:07
- Aula 19 – Atividade prática analítica de construção da Matriz BCG – 15:11
- Aula 20 – 15:07
- Aula 20 – 15:04
- Aula 22 – 14:48
- Aula 23 – 14:55
- Aula 24 – 14:46
- Aula 25 – 14:53
- Aula 26 – 14:57
- Aula 27 – 13:12
- Aula 28 – 16:47
- Aula 29 – Introdução ao Marketing Analytics – 14:59
- Aula 30 – 05:04
- Aula 31 – 14:58
- Aula 32 – 15:07
- Aula 33 – 15:41
- Aula 34 – 15:11
- Aula 35 – Discussão de Pesquisa e Projeto Prático de Marketing Analytics – 15:02
- Aula 36 – 14:59
- Aula 37 – 14:33
- Aula 38 – 15:04
- Aula 39 – 15:11
- Aula 40 – 15:02
- Aula 41 – 14:52
- Aula 42 – 14:58
- Aula 43 – 19:58
- Aula 44 – 05:14
- Aula 45 – 10:01
Carga horária: 10 Horas
Prof. Dr. Marcos Severo:
Marcos Severo é Pós-Doutorando na USP e Doutor em Administração pela UnB. É Professor e Pesquisador na Universidade Federal de Goiás e Professor Visitante no Indian Institute of Technology Gandhinagar (IITGN), na área de Marketing de Analytics. Coordena o Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Marketing Analytics e Machine Learning, certificado pelo CNPq desde 2016, onde orienta estudantes de graduação, mestrado e doutorado.
- Categoria(s): Ciências de dados Cursos Estatística
Palavras relacionadas: estatistica, mkt analytics