Livros sugeridos:

  • Data Science para Negócios

    Este guia amplo, profundo, porém não muito técnico, apresenta a você os princípios fundamentais do Data Science e orienta-o através do “pensamento analítico” necessário para extrair conhecimento útil e valor de negócios a partir dos dados que você obtém. Ao aprender os princípios do Data Science, você compreenderá as diversas técnicas de mineração de dados usadas hoje. Mais importante ainda, esses princípios sustentam os processos e as estratégias necessárias para resolver problemas de negócios por meio das técnicas de mineração de dados.

    ELOGIOS SOBRE O LIVRO:

    “Este livro vai além da análise de dados para principiantes. É o guia essencial para aqueles (ou todos?) cujas empresas são construídas sobre a onipresença das oportunidades de dados e a nova ordem de tomada de decisão baseada em dados.”
    ― Tom Phillips, CEO Dstillery; ex-diretor do Google Search e Analytics

    “Os dados são o alicerce das novas ondas de crescimento de produtividade, inovação e visão mais rica do cliente. Apenas recentemente visto como uma fonte de vantagem competitiva, lidar bem com os dados está rapidamente se tornando um requisito mínimo para entrar no jogo. A profunda experiência aplicada dos autores faz com que esta seja uma leitura obrigatória ― uma janela para a estratégia de seu concorrente.”
    ― Alan Murray, Empreendedor serial; Parceiro Coriolis Ventures

  • Estatística não-Paramétrica Para Ciências do Comportamento

    O livro de Sidney Siegel, agora na 2ª edição ampliada e atualizada pelo professor N.J. Castellan, é um clássico da literatura especializada em estatística não-paramétrica. é uma das obras mais citadas em trabalhos científicos. Leitura altamente recomendável para diversas áreas do conhecimento, especialmente para as ciências humanas e sociais. Profissionais e estudantes dos cursos de graduação e de pós-graduação, que necessitem tratar dados que não tenham aderência à distribuição normal ou de Gauss, também se beneficiarão desta obra.

  • Pratical Time Series Forecasting with R: A hands-on Guide

    PRACTICAL TIME SERIES FORECASTING WITH R: A HANDS-ON GUIDE, SECOND EDITION provides an applied approach to time-series forecasting. Forecasting is an essential component of predictive analytics. The book introduces popular forecasting methods and approaches used in a variety of business applications.

    The book offers clear explanations, practical examples, and end-of-chapter exercises and cases. Readers will learn to use forecasting methods using the free open-source R software to develop effective forecasting solutions that extract business value from time-series data.

    Featuring improved organization and new material, the SECOND EDITION also includes:

    ▪ Popular forecasting methods including smoothing algorithms, regression models, and neural networks
    ▪ A practical approach to evaluating the performance of forecasting solutions
    ▪ A business-analytics exposition focused on linking time-series forecasting to business goals
    ▪ Guided cases for integrating the acquired knowledge using real data
    ▪ End-of-chapter problems to facilitate active learning
    ▪ A companion site with data sets, R code, learning resources, and instructor materials (solutions to exercises, case studies)
    ▪ Globally-available textbook, available in both softcover and Kindle formats

    PRACTICAL TIME SERIES FORECASTING WITH R: A HANDS-ON GUIDE is the perfect textbook for upper-undergraduate, graduate and MBA-level courses as well as professional programs in data science and business analytics. The book is also designed for practitioners in the fields of operations research, supply chain management, marketing, economics, finance and management.

    For more information visit forecastingbook.com

    GALIT SHMUELI, PhD, is Distinguished Professor at the Institute of Service Science, National Tsing Hua University, Taiwan. She is co-author of the best-selling textbook Data Mining for Business Analytics, among other books and numerous publications in top journals. She has designed and instructed courses on forecasting, data mining, statistics and other data analytics topics at University of Maryland's Smith School of Business, the Indian School of Business, National Tsing Hua University and online at statistics.com.
    For more information visit galitshmueli.com

    KENNETH C. LICHTENDAHL JR. is an Associate Professor of Business Administration at the University of Virginia's Darden School of Business. He specializes in teaching data science to MBA students with R. He was recognized by The Case Centre as its 2015 Outstanding Case Teacher for his course Data Science in Business. His research focuses broadly on making, evaluating, and combining forecasts and has been published in leading academic journals such as Management Science.

  • Rápido e Devagar

    Em Rápido e devagar: duas formas de pensar, Daniel Kahneman nos leva a uma viagem pela mente humana e explica as duas formas de pensar: uma é rápida, intuitiva e emocional; a outra, mais lenta, deliberativa e lógica. Kahneman expõe as capacidades extraordinárias - e também os defeitos e vícios - do pensamento rápido e revela a influência das impressões intuitivas nas nossas decisões.

  • A Startup enxuta

    Como usar a inovação contínua para criar negócios radicalmente bem-sucedidos.

    “Ries criou ciência onde anteriormente havia apenas arte. Uma leitura obrigatória para todo empreendedor sério e todo gestor interessado em inovação.” ― MARC ANDREESSEN, cofundador da Andreessen Horowitz, da Opsware e da Netscape

    A startup enxuta é um modelo de negócio que vem sendo amplamente adotado ao redor do mundo, mudando a maneira como as companhias idealizam seus produtos e serviços.

    Pioneiro na implementação dessa abordagem, Eric Ries define startup como uma organização dedicada a criar algo novo sob condições incertas – e isso inclui tanto o jovem empreendedor que trabalha na garagem de casa quanto o profissional experiente em uma multinacional.

    O que eles têm em comum é a missão de atravessar essa névoa de incerteza em direção a negócios inovadores e sustentáveis.

    Com o objetivo de aumentar a taxa de sucesso de empresas e produtos, o modelo startup enxuta se baseia na aprendizagem validada e na experimentação contínua, adotando métricas efetivas para avaliar o progresso, práticas que evitam o desperdício de tempo e recursos, estratégias para descobrir o que os clientes realmente desejam e agilidade para mudar de direção quando necessário.

    Neste livro, que já se tornou referência no assunto, Ries reúne histórias reais e exemplos de empresas que se transformaram ao implementar esse modelo revolucionário.

  • Startup de $100

    Neste livro, Chris Guillebeau nos ensina como levar uma vida de aventuras, significado e propósito. Com menos de 35 anos, Chris já está prestes a atingir seu objetivo de visitar todos os países do mundo sem nunca ter tido um salário estável. Ele prefere contar com seu talento para transformar ideias em dinheiro e usa o que ganha tanto para manter sua vida de aventuras quanto para ajudar os outros.Existem muitas pessoas como o Chris ? pessoas que encontraram um jeito de sair do circuito tradicional e realizar seus sonhos. Em muitas situações, atingir essa mistura perfeita de paixão e renda não depende de largar tudo o que você está fazendo e seguir por um caminho diferente. Você pode começar aos poucos, sem investir muito tempo ou dinheiro, e esperar o momento certo de dar o grande salto.Antigamente, pessoas insatisfeitas com a vida que levavam sonhavam em encontrar tesouros ou minas de ouro. Hoje em dia sabemos que cabe a nós mesmos mudar a nossa vida. E a melhor parte é que, se mudarmos a nossa própria vida, podemos ajudar os outros a mudar a vida deles. Este livro o ajudará a partir por conta própria e seguir o seu próprio destino.

  • Pesquisa de Marketing: Uma Orientação Aplicada

    Um dos livros mais importantes do mundo em sua área, esta obra trata da pesquisa de marketing de forma aplicada e prática, equilibrando materiais qualitativos e quantitativos. O livro parte da definição do problema, passando pela concepção da pesquisa e chegando à análise dos dados. Reflete tendências atuais em pesquisa de marketing internacional e aborda mídias sociais, pesquisa de marketing em dispositivos móveis e ética. Exclusiva orientação gerencial e prática, ilustrando a interação entre decisões em pesquisa de marketing e decisões em gestão de marketing.

  • Inteligência de mercado: O poder da informação

    Tomar uma decisão nos dias de hoje é algo crescentemente complexo e obriga a empresa a empunhar um arsenal de informações disponíveis. Não é possível encaminhar qualquer ação baseada apenas e tão somente nos modelos tradicionais de decisão onde a experiência e a sensibilidade se impunham e diferenciavam os grandes líderes. Não que estas atribuições não continuem a ser fundamentais, mas o respaldo na informação qualificada e nos métodos de análise adequados propiciam a criação do diferencial competitivo que, em última instância, conduz ao sucesso, ao melhor resultado.Ter informação apenas não basta. É preciso que esta seja suficientemente abrangente, atualizada, disponível, organizada e aplicável e para tanto é necessário que sejam criados os processos que irão consolidá-la desta forma dentro da empresa.É exatamente neste contexto que surge a Inteligência de Mercado como conceito fundamental para que estas ações sejam elaboradas. A Inteligência de Mercado é antes de tudo um processo que idealmente deveria, ao mesmo tempo, estar entremeado em todas as áreas da empresa e ser por elas alimentado.Este livro pretende apoiar a suas tomadas de decisão, bem como ajudá-lo a definir não se, mas sim como a Inteligência de Mercado vai atuar dentro das organizações já a partir de amanhã.

  • Fundamentos de Pesquisa de Marketing

    Texto conciso sobre um dos temais fundamentais para os alunos dos cursos de marketing. A nova edição de Fundamentos de Pesquisa de Marketing surge renovada ao apresentar novas técnicas de prospecção de dados, uma vez que, em um mundo globalizado e altamente competitivo, nossas atividades são diretamente inluenciadas pela tecnologia da informação, sobretudo pela Internet.

  • O cientista de dados e os seus demônios: conselhos de grandes profissionais da área de dados do Brasil e do exterior

    O cientista de dados e os seus demônios: conselhos de grandes profissionais da área de dados do Brasil e do exterior