Comunidade Experience – 5° DIA


  • Publicado em 4 de agosto de 2022 | Por Samara Teixeira

Quinto dia do evento Comunidade Experience com três lives para marcar essa data. “Ah, mas eu não sei o que é o Comunidade Experience?” Como assim??????? O Comunidade Experience é a festa de aniversário de três anos da Comunidade de Estatística – e divulga para a galera, o aniversário foi nosso mas o presente foi todinho de vocês!

Nós decidimos que a melhor forma de comemorar seria fazendo um megaevento de 15 dias e com cerca de 60 palestrantes – todos eles são alunos, colaboradores e amigos da nossa Comunidade. Esse evento foi feito, para além de comemorar, mostrar um pouco do potencial dos nossos queridos companheiros que ajudam a fomentar o network que criamos!

Agora para falar do quinto dia de evento, trago as informações dos nossos ilustres palestrantes do dia, um pouco de seus currículos e os temas de suas respectivas palestras. Abrindo o dia contamos com o mestre Sérgio Batista para falar do tema “Como a Estatística impacta o Agronegócio”; agora uma palinha do currículo do mestre: ele que é servidor Público Federal no IF Goiano – Campus Urutaí, onde atuou como Coordenador de Patrimônio. É bacharel em Administração de Empresas, atuou como Consultor Pesquisador Credenciado no Programa de Emprego e Renda do SEBRAE-GO. Possui MBA em Gestão Estratégica (FGF), especialização em Gestão do Agronegócio (FAZU) e, atualmente, está cursando Mestrado Profissional em Gestão Organizacional (UFCat). Além de aluno da Comunidade de Estatística do Professor Thiago Marques.

A mestra Ana Paula Lúcio marcou presença na segunda live do dia, aqui o assunto debatido foi o “Inteligência Antifraude e PLD”. Para o currículo da grande mestra, temos os títulos: Graduada em estatística (UFPR), com MBA em Inteligência de Negócios (UFPR) e Especialização em Ciência de Dados (UTFPR); com as experiências: mais de 10 anos no Banco Bradesco com formalizações de contratos de empréstimos e financiamentos e no atendimento a clientes segmentados com faturamento superior a R$ 10 milhões/ano. Atualmente é cientista de dados na Stone, atua em estratégias de antifraude em produtos e serviços ofertados, bem como extração e tratamento de dados, e implementação de alertas, controles e dashboards nos eventos de riscos envolvidos em transações financeiras e não financeiras.

Terceira e última live do dia: mestre Luiz Paulo Fávero! Ele abordou o tema “Estatística para não Estatísticos” e em seu currículo podemos encontrar um seguinte resumo – fornecido pelo próprio mestre: Professor titular da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP) e orientador nos programas de Mestrado e Doutorado na FEA/USP e na Escola Politécnica da USP (POLI/USP), onde leciona disciplinas de Análise de Dados, Machine Learning e Modelagem Multivariada. Tem Pós-Doutorado em Econometria e Modelagem de Dados pela Columbia University em Nova York. É Engenheiro formado pela Escola Politécnica da USP. É coordenador-geral do MBA USP/ESALQ em Data Science & Analytics e advisory board member da Montvero. É autor de nove livros de Análise de Dados, Machine Learning e Data Science, e finalista do Prêmio Jabuti na Área de Economia, Administração e Negócios.

Agora falando das lives em si, a primeira live do dia já começa com a host e mestra Samara Teixeira apresentando um pouco sobre o evento Comunidade Experience e trazendo um pouco do currículo do mestre Sérgio Batista. Após isso o mestre Sérgio agradece o convite de ministrar essa live, explica um pouquinho da sua motivação para apresentar esse tema – “Os impactos da Estatística no Agronegócio” – e fala um pouco da sua caminhada até aqui.

Iniciando o assunto a ser debatido na live, o mestre aponta que a Estatística auxilia na gestão do agronegócio, impactando diretamente em áreas como: a elaboração de projetos, obtenção de dados e informações, análise de fatores produtivos e na tomada de decisões. Aqui o mestre aponta em cada situação e de que forma essa ciência exata pode ser aplicada na cadeia produtiva, além de falar cada momento de influencia no agronegócio em uma visão direcionada para os nichos da agricultura, pecuária de corte e na pecuária de leite, entre outras.

Após essa parte mais teórica, o mestre apresenta, por meio do RStudio, a aplicação na prática de tudo que lhe foi ensinado e suas experiências decorridas da Comunidade ainda dentro do tema proposto. Os detalhes técnicos dessa experiência única deixo para você leitor aproveitar vendo nossa live; para alcançar esse momento específico, pule para o momento 23:45 da live. Infelizmente houveram alguns problemas técnicos durante a live mas nada que impeça o funcionamento e o entendimento do conteúdo.

Partindo agora para a segunda live do dia, esta ministrada pelo mestre Thiago Marques e ele já começou falando um pouco do sucesso da mestra Ana Paula em ter conseguido passar, por indicação do mestre Thiago, no processo seletivo e se tornar uma integrante do timo Stone, além disso o mestre falou um pouco sobre o currículo da mestra e já passou a palavra para a mesma que complementou sobre a sua jornada até aqui. Lembrando que essa live rola diretamente de Johanesburgo, lugar de onde a mestra reside.

Falando agora sobre o tema da live em si, iniciamos falando sobre as definições de termos como: Empreendedor, Fraude, Mundo físico x Mundo digital e Antifraude; além de explicar superficialmente sobre como o E-commerce está inserido nesse mundo. O próximo tópico tradado foi “Quais são os alvos de fraude no E-commerce”, aqui a mestra fala um pouco sobre como as lojas virtuais e os seus respectivos clientes são esses alvos e o motivo disso; após isso a mestra fala sobre as características dos tipos mais comuns de fraude, que são: Boletos falsos, Fraude deliberada, Empréstimos e financiamentos, Página clonada, Phishing, Autofraude. Durante toda a live foram rolando diversos comentários do chat sobre os assuntos trabalhados.

Chegando na metade da live, o tema abordado foi “Consequência da fraude”; a principal consequência é a “Chargeback”, que é a contestação do cliente sobre a fraude e o valor do cliente reembolsado. Isso resulta em problemas como a perda da mercadoria, perda do valor, possível penalização da bandeira do cartão fraudado, queda da reputação da arca e etc. Houveram aqui algumas indagações sobre como as instituições não percebem a movimentação suspeita no cartão fraudado e se ainda existem a venda de dados quentes para a pratica de fraude, nessa segunda a mestra explica que sim, ainda há essa venda no mercado ilegal e que os dados estão cada vez mais valiosos.

Partimos para o próximo ponto, este sendo o “Tarefas” que dizem respeito a como resolver e evitar as fraudes. A primeira delas é a de entender seu negócio, seu contexto e suas responsabilidades, a segunda é realizar análises e estudos da causa da fraude, a terceira é investigar incidentes e coletar evidencias e a quarta é verificar a integridade dos dados e do desenvolvimento de relatórios obtidos. O segundo bloco de tarefas diz respeito a: aplicar ferramentas de verificação e análise de possíveis fraudes, criar e manter alertas baseado nos estudos, identificar dados internos que possivelmente facilitem fraudes, manter a união e a proximidade entre todos os núcleos dos trabalhadores e entre todos os produtos e serviços da empresa. Próximo bloco: documentar as ações e manter o fluxo independente, construir dashboards e relatórios, apresentar os resultados de análise para a tomada de decisões.

Partindo para os últimos 15 minutos de live, houve uma pergunta sobre a influência da LGPD na detecção de fraudes e a mestra responde que essa é a base a ser seguida e agir em consequência dela. Houve também uma pergunta sobre quais são as ferramentas usadas para a criação dos dashboards já citados, a resposta foi o DataStudio, entre outras. Próximo ponto é sobre lavagem de dinheiro, aqui há a explicação de que lavagem de dinheiro é a obtenção desse dinheiro por meios ilícitos e o uso dele gerar uma pena de reclusão de três a dez anos, além de multa. Após isso a mestra trouxe reportagens sobre casos de fraude e de lavagem de dinheiro.

Para a prevenção das fraudes, lavagem de dinheiro e falsificação de identidade, a mestra aponta três soluções: KYC (Know Your Costumer), KYP (Know Your Partner) e KYE (Know Your Employee), e elas significam respectivamente “conheça seu cliente”, ” conheça seu parceiro” e “conheça seu funcionário”; a mestra também detalha rapidamente sobre cada um deles. O último ponto abordado são algumas dicas que a mestra disponibiliza; a primeira dica é a ferramenta Interview Warmup, que é ajuda no desenvolvimento de questionários para entrevistas mais acertivas, bem como padrões de respostas. A mestra também divulga algumas vagas na Stone e alguns artigos que rolam lá no site deles.

Para a terceira e última live do dia e da semana contamos com a presença do querido mestre Luiz Paulo Fávero, este que trouxe para a gente o tema “Estatística para não estatísticos” e como de praxe iniciamos a live explicando um pouco sobre o que é o Comunidade Experience além de apresentar um pouco sobre a trajetória do mestre palestrante. O mestre inicia falado sobre a importância da estatística para todas as formações em exatas ou que possuem algum viés nessa ciências; além de trazer a pauta sobre como a estatística é mau vista nessas situações pela falta de inserção integral no mundo em que ela está sendo ensinada, ele até cita a situação de que em um dos módulos de estatística dados em engenharia – sua formação – ele se deparou com exemplos relacionados a ovelha, e como isso causa um desinteresse pela parte dos alunos.

Mestre Thiago traz a pergunta para o mestre Fávero sobre qual foi sua experiência em ensinar estatística para não estatísticos, mestre Fávero explicita que foi no momento de seu mestrado onde surgiu a oportunidade de lecionar Simulação e Processos Estocásticos na faculdade de Administração de uma faculdade privada de São Paulo. As dificuldades que o mestre enfrentou, ele mesmo assemelha como um Chihuahua sempre mordendo seu calcanhar. Após esse momento o mestre palestrante fala um pouco mais sobre sua carreira até aqui, suas motivações e suas influências.

Mestre Thiago pergunta qual foram as diferenças sentidas por Fávero ao lecionar na área de graduação e pós-graduação, em termos de ensino, aqui o mestre aponta que em grande parte as diferenças foram as disciplinas em si e a inclusão dos exemplos no universo dos alunos, sobre qual a aplicabilidade os exemplos dados possuem. Aqui há o debate sobre a consciência de que os alunos que se encontram em universidades devem ser preparados para o mercado de trabalho, justamente por ser esse o ideal da maioria deles, com isso retorna o debate sobre a importância da aplicabilidade disciplinar dentro da faculdade, o preparo ideal. Mestre Fávero ressalta que, para a grande maioria das pessoas dentro de um curso de graduação, o que realmente importa é saber interpretar um problema e saber tomar decisões em cima disso.

Aqui houve uma colaboração do chat com o comentário da experiência de viewer sobre ele não dar a devida importância da Estatística na graduação e agora sofrer com isso. Novamente se fala sobre o fato da Estatística ser a base de quase todas as áreas exatas, incluindo as que mais se falam hoje em dia, tal como Machine Learning – como o mestre aponta. O mestre aponta dois principais pontos “x” para essa mudança de chave: 1) a linguagem é de extrema importância e 2) a importância dos outputs de cada quadro.

Com mais uma colaboração do chat, vemos aqui o comentário “Diga não a ponderação arbitraria!” e ambos os mestres riram e concordaram. O mestre Thiago aproveitou o gancho e pediu para o mestre Luiz falar um pouco sobre o que é essa tal Ponderação Arbitraria, como explicação ele apontou que antes de falar disso é importante localizar que o “V0” da Estatística é a Escala de Mensuração de Variáveis, podendo este ser tanto qualitativo quanto qualitativo; o mestre frisa que a ponderação arbitraria vem somente em um segundo momento. Ciando que uma variável quali é uma variável que não permite estabelecimento de médias, sendo a variável quanti responsável por esse aspecto. O mestre também aponta que é sempre importante observar que a aplicação de pesos sempre interfere o resultado.

Beirando o meio da live, o mestre traz um exemplo de sua vivência sobre DataDriven e sobre o quanto esse aspecto é influenciado sobre a cultura do CostumerDriven, já que o cliente é sempre a maior chave de influência desses aspectos. O mestre traz o gancho de um comentário sobre o uso da Estatística na Biologia e há novamente o debate sobre a Estatística estar em tudo; após um outro comentário – este sobre “a abertura da caixa preta” -, o mestre aponta que a Pesquisa Operacional e a tomada de decisões também está intrínseca em diversos aspectos. Há também um debate rápido sobre o NewComb Benford e sobre o uso dessa ferramenta para justificar possíveis fraudes eleitorais.

Em um momento sobre pedidos de indicações de materiais para iniciar o aprendizado na Estatística, o mestre aponta diveeersos livros, incluindo alguns escritos por ele e por sua esposa, em conjunto e separados. O assunto sobre Ponderação Arbitrária retorna e rende novos exemplos e comentários sobre os usos e os não usos de conceitos em conjunto com ele. Houve aqui um pedido de recomendação de um curso sobre Especialização em Estatística e o mestre faz o jabá do MBA da USP/ESALQ em Data Science e Analytics e passa a palavra para o mestre Thiago fazer o jabá do seu curso na BSBR de Data Science e Analytics com R e Python.

O próximo assunto foi baseado na pergunta direcionada ao mestre Fávero: Antes era C# ou Java e agora é R ou Python, o que você me diz?”, o mestre diz que esse quadro é verídico e que o C# foi sua primeira ferramenta aprendida, logo após Java, e compara essa dualidade quase como com um FlaXFlu; o conselho dado é que é super normal ter preferencia por uma ou outra linguagem, mas sempre manter em mente que o melhor de tudo é aprender todas as possíveis, quanto mais bagagem melhor! O mestre aponta que o mercado sempre muda, e assim como existiam tais ferramentas hoje, futuramente existirão outras e não saber sobre elas – só saber sobre as anteriores – é extremamente prejudicial; há o consenso entre os mestres que todas as ferramentas são complementares entre si.

Beirando os 30 últimos minutos da live, há um apontamento sobre todos os comentários que rolaram até o momento fixando em um – sobre a força positiva de ouvir alguém da área falando sobre a importância de saber os fundamentos de cálculo antes das linguagem de programação – o mestre fala um pouco mais sobre suas experiências e sobre o quão prejudicial é saber um sem o outro. Da mesma autora do comentário anterior surgiu uma pergunta técnica sobre o curso do professor e foi mais um momento jabá.

Surgiu uma pergunta sobre a opinião dos mestres sobre os modelos mais computacionais, contando com suas vantagens e desvantagens, os mestres opinam que há uma perda de qualificação e de dados que não ocorreria nos modelos mais voltados a P.O., diferentes desses que são mas voltados a Machine Learning; mestre Fávero aconselha sempre operar com os dois modelos em conjuntos, para não perder nenhum dado e também para aproveitar o lado positivo de cada um deles. Houveram mais perguntas técnicas e elogios a palestra. Houve também uma pergunta de âmbito operacional da ferramenta Stata relativo à um problema, mestre Fávero explicou sobre o motivo desse problema ocorrer e sobre possíveis soluções para essa situação.

A última pergunta foi sobre a importância da amostragem na coleta de dados, o mestre aponta que esse nível de importância varia em relação ao motivo do desenvolvimento da operação e é com isso que finalizamos a live e o último dia da primeira semana de evento. Ainda bem que ainda terão mais duas semanas repletas de lives e consequentemente, cada dia possuirá um artigo por aqui, fiquem atentos para não perder nada!