Comunidade Experience – 1° DIA


Publicado em 15 de junho de 2022 – Samara Teixeira

E ai, pessoal! Já estão sabendo da novidade Comunidade de Estatística? Nós estamos completando 3 anos de Comunidade e para comemorar, estamos fazendo lives do dia 13/06 ao dia 01/07; isso mesmo, 15 dias de lives!

No primeiro dia da Comunidade Experience, pudemos contar com alguns dos nossos palestrantes incríveis – e que também fazem parte da Comunidade, ou como alunos ou como colaboradores. Essas foram as lives que tivemos no dia 13/06:

Na primeira, contamos com o Mestre Marcos dos Santos para falar um pouco sobre Pesquisa Operacional, seu projeto CPO – Casa da Pesquisa Operacional e sobre como esse assunto pode ser aprendido por todos.

O mestre Marcos dos Santos possui dois pós-doutorados, é doutor em Sistemas, Apoio à Decisão e Logística, é mestre em Pesquisa Operacional; alem disso, é Professor de Matemática Avançada do Instituto Militar de Engenharia (IME), e do IBMEC onde leciona Data Driven Business. Faz parte do corpo docente do curso de Data Science e Analytics da Universidade de São Paulo (USP). Integrou a Diretoria da Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional (SOBRAPO) no período de 2019 a 2021. Possui mais de 700 pesquisas publicadas, dentre artigos científicos, capítulos de livros, patentes, registros de programa de computador, códigos no CRAN e outros trabalhos técnicos-científicos.

Nessa live rolou o assunto sobre a necessidade de propagar o ensino da Pesquisa Operacional, pois como sendo essa um meio de tomada de decisões, ajudaria a todos e em qualquer campo o mestre Marcos cita o exemplo de uma pedagoga e um médico que buscaram aprender sobre P.O., justamente para aprender a como otimizar suas escolhas. Ele também explica sobre a queda do mito de que a pesquisa operacional seria somente para quem é da área de exatas.

Seguindo na live, o assunto abordado é a aplicação da P.O. desde a infância, sendo ensinado nos níveis necessários parar cada fase escolar, pois o mestre Marcos acredita que desde a infância fazemos escolhas e precisamos saber como fazer isso. Posteriormente, é trazido o fato de que desde antes da segunda guerra, já existia a Pesquisa Operacional, mas com outro nome e sendo, Philip Morse, o autor do primeiro livro com essa nomenclatura.

Beirando a metade da live, O mestre Marcos dos Santos cita sua participação como mestre em diversas universidades e seus mais de 700 artigos publicados, tanto nacional, quanto internacionalmente. Após isso, é feita a apresentação do curso (MBA) e do canal da Casa da Pesquisa Operacional, trazendo a informação da abertura da nova turma do curso, com as metodologias e suas características, bem como a apresentação dos métodos usados para facilitar a aprendizagem. Fala-se, também sobre o projeto de mentoria da METAMAX, direcionado a P.O. para as melhores universidades do Brasil, com 100% de aprovação.

Ainda no final dessa live e dito sobre o fato da Estatística ser a mãe da P.O. e sobre a necessidade desse método para o dia-a-dia, pois com ele há a verdadeira otimização da tomada de decisões. O mestre, também, divide conosco o depoimento dos seus alunos sobre suas aulas de P.O. e se põe a disposição de todos; bem como a disponibilização dos downloads dos seus artigos!

Na nossa segunda live do dia, contamos com a mestra Adriane Akemi, que falou sobre A Presença das Mulheres na Área de Dados. A mestra Akemi também é conhecida por fazer parte da PYLADIES São Carlos. A metra Akemi é estudante do 3° ano do curso de graduação em Estatística e Ciência de Dados do Instituto De Ciências Matemáticas e de Computação em São Carlos (ICMC/USP). Alem de ser aluna do professor Thiago Marques e é membra da comunidade EstaTiDados e é organizadora do evento da Semana da Estatística (SEst) da UFSCar e USP.

No início da live começa a ser abordado o assunto da motivação da mestra para entrar na área de dados, que foi o curso em que ela ingressou sobre microeletrônica; é apresentado uma foto da mestra com um colega pondo em prática seus conhecimentos do curso. Seguindo no mesmo assunto, a mestra Akemi fala sobre suas experiências com as extensões na faculdade e suas experiências com dados em outros momentos da sua vida, bem como sua atual ocupação como estagiária, na empresa Paketá.

Abordando o próximo assunto, a mestra Adriane fala sobre suas dicas para as mulheres na áreas de dados. A sua principal ideia é investir na busca de vagas e empresas, do interesse da mulherada pelo LinkedIn. Outra dica que a mestra dá é a busca por cursos externos, Hard Skils; bem como buscar desenvolver suas Soft Skils. Após isso, é abordado o assunto sobre a diversidade de meios de conhecimentos necessários para conseguir a primeira experiência, ela cita exemplos de mulheres próximas a ela.

No meio da live, é abordado o assunto sobre sua porcentagem de cumprimento de requisito às vagas com relação a inscrição nessa vaga; tanto a palestrante, quanto o mestre Thiago, dividem a opinião de que por mais que você não cumpra todos os pré-requisitos da vaga, o importante é se candidatar e “por a cara à tapa”, pois no final de tudo o que vale é a experiência e o repertório, sem influência do mundo externo (como a idade, por exemplo)!

Entrando no último tópico da live, o mestre Thiago faz perguntas para a Mestra Akemi. Uma dessas perguntas é sobre o que a mestra acha que as mulheres devem fazer para aumentar sua rede de experiência; a resposta da mestra é que o importante é fazer parte de comunidades como Pyladies, Who Make The Codes, entre outras.

A nossa última live do dia, contou com a presença do nosso colaborador Norberto Berti, CEO do Eurekando, essa live rolou pela plataforma do Zoom e girou em torno de uma partida de RPG com Estatística, onde nossa equipe, junto com vocês pudemos criar uma história super divertida.

A primeira parte dessa live é sobre a explicação do mestre Thiago e do mestre Norberto sobre o que é RPG e como ele funciona com a Estatística – além disso, o mestre Norberto da um spoiler sobre o próximo projeto dele, juntamente sobre com seu filho e com o Mestre Thiago -; após essa fase, os mestres abrem a voz para os participantes se apresentarem e dizerem um pouco sobre suas experiências.

Ao começar a narrar o RPG, o mestre Norberto situa o mundo e o universo em que o Rpg vai ser narrado: do nada o nosso 2022 se transforma no mundo do século XIX. Chega uma mensagem no celular de cada personagem e cada um deles tenta resolver, chegando todos no mesmo acordo de resposta. O celular de todos os personagens entram em conexão e eles percebem que tem uma carta em seus bolsos; mais um desafio para eles, cada um explica como reage em relação a esse fato. Um trem aparece e cada personagem se vê dento do trem com outras roupas, mas com as mesmas memórias.

Nesse momento o mestre Norberto disponibiliza um link para os participantes escolherem seus personagens, e explica como vai funcionar a jogabilidade; além de disponibilizar o conteúdo da carta, dizendo que os personagens podem pedir informações para o Sr. Stean, novamente os jogadores precisam elaborar a suas próximas ações.

Após isso, o mestre narra que as próximas informações do jogo, o Sr. Stean entra em contato com os personagens, também dando o próximo destino, uma fábrica. Há mais uma narração do universo e de uma mulher perto de alguns dirigíveis, com um possível dom de manipulação temporal, os jogadores explicam suas reações e essa mulher se apresenta e diz informações estranhas. Os jogadores decidem “fazer uma boquinha” em uma mercearia; após isso seguir o destino a fábrica e lá eles resolvem como entrar.

Dentro da fábrica eles encontram um cientista e os personagens perguntam se ele é o Sr. Stean. O cientista explica que não e entrega uma caixa com uma abertura elétrica para eles com o remetente sendo o Sr. e ainda diz que se, ao tentar abrir a caixa, houver três erros, tudo explodiria; os jogadores resolvem mais esse desafio e descobrem mais uma mensagem do Sr. Stean, o cientista explica sobre o ADM – o acordo das máquinas -, um possível apocalipse. O mestre Norberto narra que o cientista se revela como uma máquina do mal e que há outros computadores por essa fábrica, os jogadores enfrentam mais uma escolha. O combate começa!

Um dos jogadores tentar descobrir como resolver essa disputa pelos computadores e enfrenta mais um desafio enquanto os outros enfrentam o SkyNet, o cientista robô! Os jogadores auxiliam o que estava pelo computador e conseguem; descobrem que o desafio era para ser resolvido com Análise Combinatória, desativando o SkyNet e abrindo novos caminhos na fábrica. Eles descobrem um diário pela sala e nele contém mais um desafio e o resultado dele é uma senha para encontrar, em um outro mundo, o Sr. Stean; ao resolver esse desafio, eles são teletransportados para o fundo do mar!

E com isso acaba essa sessão e a última live, dando um gostinho de quero mais!

E o melhor disso tudo é que estão rolando lives todos os dias (úteis) da semana, então não deixe de ficar de olho no nosso canal no YouTube, o Estatidados, pois todas as lives estão rolando por lá! As lives que rolarem pelo Zoom também serão subidas lá assim que possível!